Fisioterapia Respiratória

A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas manuais que podem ser preventivas ou curativas e tem como objetivo mobilizar secreções, melhorar oxigenação do sangue, promover reexpansão pulmonar, diminuir o trabalho respiratório, reeducar a função respiratória e prevenir complicações.

Muitos pacientes podem se beneficiar com a Fisioterapia Respiratória, incluindo pacientes com diagnóstico de COVID-19, pós COVID-19, Asma Brônquica, Bronquite Crônica, DPOC, Enfisema Pulmonar, Bronquiolite, Fibrose Cística, Fibrose Pulmonar, Pneumonias, Doenças Oncológicas, pré e pós operatório de cirurgias torácicas e abdominais, entre outras.

O método Reequilíbrio Toracoabdominal – RTA é uma abordagem da fisioterapia que avalia e trata o sistema respiratório de maneira integral em todas as idades (bebês, crianças e adultos), considerando o funcionamento global do corpo, considerando o que acontece dentro dos pulmões e o que acontece com os músculos respiratórios, com a postura e com o movimento. Especial atenção é dada à alimentação e ao sono e seus possíveis distúrbios.

O que acontece com o corpo quando ele fica doente da respiração?

Os músculos começam a trabalhar em esforço. Ao invés de ser um movimento tranquilo, a respiração começa a chamar atenção, os movimentos ficam limitados e a postura do corpo tende a ficar mais desmontada. O esforço respiratório faz parte da doença e deve ser imediatamente tratado porque esforço gera mais esforço. Assim como os médicos prescrevem remédios, os fisioterapeutas que praticam RTA tratam esse desconforto respiratório de forma gentil, sincronizando e coordenando a respiração e por consequência, removendo o acúmulo de secreções. A gentileza é uma característica importante no tratamento porque o paciente já está cansado e todo o objetivo é fazer com que ele fique equilibrado e mais tranquilo.

O esforço para respirar pode variar muito e em situações graves, os pacientes podem precisar de ventilação mecânica com máscara ou até mesmo intubados. Nessas situações o método RTA também pode ser realizado com muito sucesso e pessoas nessas condições merecem ainda mais gentileza e compaixão durante o tratamento porque seu sofrimento é intenso. O tratamento não se restringe a pacientes hospitalizados e pode ser realizado nos domicílios, consultórios e ambulatórios. Quando o paciente vai evoluindo e ficando menos grave da respiração, os movimentos corporais são coordenados com a respiração gerando pequeno gasto de energia. No tratamento com o método RTA o movimento é introduzido de forma gradativa para não gerar mais esforço respiratório.

Fisioterapia Respiratória

Assim, é possível integrar respiração, postura e movimento para que a pessoa, de qualquer idade realize seus desejos. Seja o desejo de mamar sem esforço, de brincar, de correr, de trabalhar, caminhar, pintar, tocar um instrumento, praticar um esporte ou simplesmente relaxar e aproveitar a
vida.

Mariangela Pinheiro de Lima
Criadora do método Reequilíbrio Toracoabdominal e fundadora da Escola Brasileira de RTA e Biomecânica Respiratória

Foto por Toa Heftiba na Unsplash