Fisioterapia Uroginecológica

A Fisioterapia Uroginecológica é uma especialidade de grande importância no atendimento de mulheres que apresentam algum tipo de disfunção nos músculos do assoalho pélvico como prolapsos de órgãos pélvicos (bexiga, útero, reto), disfunções sexuais (vaginismo e vulvodínea), dor pélvica crônica, endometriose, disfunções miccionais (incontinência urinária).

Homens que foram submetidos ao procedimento de prostatectomia radical (retirada total da próstata) e apresentam como consequência de tal procedimento a incontinência urinária, também são beneficiados pela fisioterapia.

O tratamento para tais disfunções consiste, em geral, na conscientização da região pélvica, na avaliação específica da funcionalidade e integralidade dos músculos do assoalho pélvico (contração, relaxamento, sensibilidade, pontos de espasmos musculares), biofeedback, eletroestimulação, exercícios e na reeducação miccional.

Ainda na atuação ginecológica, a fisioterapia trata mulheres mastectomizadas (retirada da mama), com base em técnicas de drenagem linfática, exercícios para devolver a mobilidade e reeducar a postura e orientações quanto às atividades de vida diária.

Foto por Toa Heftiba na Unsplash